WhatsApp (11) 972-386-054

Você cuida de sua postura?

Quando falamos de boa saúde, a postura fica no alto da lista de items a prestar atenção. É tão importante quanto comer direito, fazer exercícios, ter uma boa noite de sono e evitar substâncias potencialmente nocivas, como álcool, drogas e tabaco. A boa postura é uma maneira de fazer as coisas com mais energia, menos stress e Menos fadiga. Sem uma boa postura, você não pode realmente estar fisicamente bem.

Surpreso? Bem, você não está sozinho. A importância da boa postura é muitas vezes esquecido por professores de educação física, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais da área da saúde. A boa notícia é que a maioria das pessoas pode evitar os problemas causados ​​pela má postura, seja criança ou idoso.

Boa postura é boa saúde

Boa postura significa que seus ossos estão devidamente alinhados e seus músculos, articulações e ligamentos podem funcionar livremente. Isso significa que seus órgãos vitais estão na posição certa e podem funcionar com a máxima eficiência. A boa postura ajuda a contribuir para o funcionamento normal do sistema nervoso.

Sem uma boa postura, sua saúde geral e eficiência pode ser comprometida. Uma vez que os efeitos a longo prazo de má postura pode afetar sistemas corporais (tais como digestão, eliminação, respiração, músculos, articulações e ligamentos), uma pessoa com má postura pode muitas vezes estar cansado ou incapaz de trabalhar de forma eficiente ou de mover corretamente.

Mesmo para as pessoas mais jovens, a postura adotado ao trabalhar, relaxar ou jogar pode ter grandes efeitos. Você sabia que apenas quinze minutos de leitura ou digitação em posições erradas esgota os músculos do pescoço, ombros e parte superior das costas?

Má postura – Como isso acontece?

Muitas vezes, a má postura se desenvolve por causa de acidentes ou quedas. Mas a má postura também pode surgir a partir de fatores ambientais ou maus hábitos. Isso significa que você tem o controle.

Por causa dos maus hábitos, os problemas relacionados com a postura só aumentam:

• Hoje vemos mais televisão do que qualquer geração anterior;

• O número de eletrônicos, como o celular, cresce e como ele surgem novos maus hábitos.

• Mais e mais pessoas trabalham em empregos como características sedentárias, passando muito tempo sentados e em frente de terminais de computador;

• Mais e mais carros se aglomeram em nossas ruas, resultando em acidentes e lesões;

• Falando em carros, continuamos com maus hábitos posturais ao dirigir em carros com assentos mal concebidos.

Na maioria dos casos, a má postura resulta de uma combinação de vários fatores, que podem incluir:

• acidentes, lesões e quedas

• dormir com um colchão ruim

• O excesso de peso

• Dificuldades visuais ou emocionais

• Problemas nos pés ou sapatos impróprios

• Músculos fracos, desequilíbrio muscular

• Maus hábitos posturais ao sentar, andar e dormir

• Auto-imagem negativa

• Estresse ocupacional

• Espaço de trabalho mal projetado

Má postura e Dor

Uma vida inteira de má postura pode iniciar uma progressão dos sintomas. Esses sintomas podem começar por:

– Fadiga – seus músculos têm que trabalhar duro apenas para manter uma posição desfavorável se você tem má postura. Você desperdiça energia apenas para se posicionar, deixando-o sem a energia extra que você precisa para se sentir bem.

– Tensionado os músculos para manter a posição desfavorável, dores no pescoço, costas, braços e pernas  podem aparecer – mais de 80% dos problemas de pescoço e costas são o resultado de músculos tensos e dores provocadas por anos de má postura.

– Após os músculos, quem sofre são as articulações – a má postura e a mobilidade limitada mantidas por muitos anos pode gerar rigidez articular e dor com risco de “desgaste” da artrose..

Auto-teste para Problemas Posturais

– O Teste da Parede – Em pé, toque a parede com a parte de trás de sua cabeça. Deixo os calcanhares a uns 10 centímetros da parede. Com suas nádegas tocando a parede, verifique a distância com a mão entre a sua parte inferior das costas (lombar) e a parede, e entre seu pescoço e a parede. Se a parte inferior das costas está a 4 centímetros da parede e o pescoço também tem esta distância, você tem boas chances de ter uma boa postura da coluna. Se não, sua postura pode precisar de atenção profissional para restaurar as curvas normais de sua coluna.

– O teste do espelho (vista dianteira) Fique em frente a um espelho de corpo inteiro e verifique:

1 – Seus ombros estão nivelados

2 – Se sua cabeça é reta e os olhos estão nivelados

3 – Se os espaços entre os seus braços e os lados do tronco parecem iguais

4 – Se seus quadris estão nivelados e seus joelhos apontados para a frente

5 – Se seus tornozelos estão em posicionados numa linha reta

– Vista lateral –  Fica mais fácil de fazer com a ajuda de outra pessoa, ou tirando uma foto. Verifique o seguinte:

1 – Se a cabeça está bem em cima do corpo, nem muito para trás nem muito para frente

2 – Se o queixo esta paralelo ao chão, não inclinando nem para cima, nem para baixo

3 – Se os ombros estão em linha com o tronco, nem muito para traz, nem muito para frente

4 – Se o quadril está muito para frente ou para trás em relação ao tronco

5 Se os joelhos estão retos

Dicas de estilo de vida para ter Boa Postura

• Mantenha o seu peso ideal

o excesso de peso desloca o peso da barriga para frente e complica a situação do quadril e da coluna lombar.

• Alongue-se regularmente

o exercício regular mantém você flexível e ajuda a tonificar os músculos para suportar a postura correta.

• Compre uma boa cama

um colchão firme vai apoiar bem a coluna e ajudar a manter a boa postura ao dormir.

• Preste atenção a lesões de choques e quedas em crianças

estas lesões podem causar anormalidades de crescimento ou adaptações posturais à lesão ou dor que podem levar a maus hábitos posturais mais difíceis de corrigir quando as crianças crescerem e estiverem mais velhas.

• Tenha os seus olhos examinados

um problema de visão pode afetar sua postura, além dos problemas oculares.

• Esteja consciente de como você trabalha

Se você trabalha sentado com um computador, você precisa estar sentado com os joelhos e quadris dobrados a 90 graus, com os pés apoiados no chão, apoio para os braços e computador na altura dos olhos.

• Estique seu corpo para cima quando estiver em pé e fique saudável!

Postura e Envelhecimento

A má postura cobra um preço alto quando a idade avança porque pode:

• Limitar sua amplitude de movimento

músculos pode ficar permanentemente encurtados, atrapalhando a sua função natural.

• Aumentar o desconforto e dor

que muitas vezes pode causar dores de cabeça e dores nos ombros, braços, mãos e ao redor dos olhos, resultantes de uma posição de cabeça para a frente. Ombros arqueados para frente podem desencadear as dores de cabeça na base do seu crânio, onde os músculos do ombro se fixam.

• Criar dores na mandíbula

uma posição de cabeça para a frente pode levar a dor na mandíbula. Este tipo de dor (conhecida como DTM, doença da articulação temporomandibular) já foi considerada apenas um problema dental. Hoje sabemos que a dor nesta articulação também pode ser causada ou agravada pela postura defeituosa.

• Diminuir a Capacidade de Respiração

reduzindo a quantidade de oxigênio em seu corpo pode diminuir o espaço em sua cavidade torácica, restringindo o funcionamento eficiente dos seus pulmões.

• Causar dor lombar

uma das consequências mais comuns de má postura. Para as pessoas com mais de 35, a lombalgia é frequentemente interpretada como um sinal claro de idade, embora possa ter começado a se desenvolver desde a infância.

• Causar interferência nos nervos

sua coluna é a base da postura. Se a sua postura é ruim, sua coluna pode estar desalinhada. Desalinhamentos vertebrais podem causar interferência na função nervosa.

• Afetar a função intestinal adequada

mesmo esta tarefa corporal importante pode ser afetada pela postura defeituosa. Se você tem um ombro para frente ou a postura de cabeça para a frente, as vísceras podem estar afetadas, bem como o seu correto funcionamento. Prisão de ventre é um dos problemas que pode acontecer num caso de excesso de curva lombar, por exemplo.

• Fazer com que você aparente ser mais velho

quando você está com uma postura caída, você pode acrescentar anos à sua aparência. Para as mulheres, os ombros empurrados para frente, afundando o peito, contribuem para empurrar ou seios para baixo. Qualquer mulher, não importa a sua idade pode ajudar a levantar os seios e alta-estima cuidando da postura.

Melhorando a sua postura

– Quando em pé

mantenha sua cabeça erguida, o queixo firmemente para a frente, ombros para trás, peito para fora. Se você ficar o dia todo em pé, num trabalho como um caixa ou atendente, descansar um pé sobre um banquinho ou fazer pausas para descansar seus pés por um tempo.

– Ao sentar-se

use uma cadeira com apoio lombar firme. Mantenha a mesa ou tampo da mesa na altura do cotovelo, ajuste a cadeira ou use um apoio para os pés para manter joelhos e quadris a 90 graus. Levante-se e alongue-se frequentemente – pelo menos 1 minuto a cada meia hora.

– Ao trabalhar em um computador

ter pelo menos uma parada de um ou dois minutos a cada 20 minutos. Mantenha a tela 15 graus abaixo do nível dos olhos. Se você precisa ler algum material para digitar no computador, mantenha este materiais em pé no mesmo nível da tela.

– Ao sentar-se no carro

ajustar o assento para que ao pisar os pedais os joelhos fiquem ligeiramente dobrados. Coloque um pequeno travesseiro ou almofada pequena na parte inferior das suas costas, aumentando a curvatura da coluna lombar.

– Ao dormir

dormir de lado com os joelhos dobrados e a cabeça apoiada em um travesseiro, para fazer seu nível de cabeça com a coluna. Ou, dormir de barriga para cima, evitando travesseiros grossos sob sua cabeça. Ao invés disso, use um pequeno travesseiro sob seu pescoço.

– Ao levantar objetos

deixe as pernas fazerem o trabalho, a fim de evitar danos a sua lombar. Fique perto do objeto, em seguida, sempre que possível agachar. Apreender o objeto, e, lentamente, levantar a carga ao estender as pernas. Levar o objeto perto de seu corpo.

– Quando flexionar o tronco

nunca torcer a coluna a partir da cintura e dobrar o tronco para a frente ao mesmo tempo. Para levantar ou alcançar algo no chão, dobre os joelhos, mantendo as costas retas.

 

Estas são práticas gerais que podem ajudar muitas pessoas. Porém, a postura pode ter muitos detalhes que são impossíveis de descrever ou corrigir num texto como esse. Deste modo, se você seguir estas práticas, mas ainda sentir desconforto e dor, visite o Doutor da Coluna periodicamente para uma avaliação e tratamento postural.