Blog Doutor da Coluna

Hérnia de Disco – Sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Definição de hérnia de disco

A hérnia de disco refere-se a um problema com um dos coxins chamados discos intervertebrais que se localizam entre cada uma de suas vértebras. As vértebras e os discos se empilham para formar a sua coluna vertebral.

Cada disco vertebral possuí em seu centro uma substância gelatinosa encapsulada no meio de um anel fibroso. Uma hérnia de disco ocorre quando essa substância gelatinosa é empurrada para fora através de uma rachadura no exterior do anel fibroso.

A hérnia de disco pode irritar os nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza em um braço ou perna. Por outro lado, muitas pessoas não têm quaisquer sintomas mesmo com a hérnia de disco. A maioria das pessoas que têm uma hérnia de disco não precisa de cirurgia para corrigir o problema.

Sintomas

Apesar do fato de algumas hérnias serem indolores, normalmente elas são causadoras de dores intensas. A maioria das hérnias ocorrem na parte inferior das costas – a coluna lombar. No entanto, elas também podem ocorrer em seu pescoço – coluna cervical.

Os sinais e sintomas de uma hérnia de disco mais comuns são:

Quando consultar o Doutor da Coluna

O Doutor da Coluna pode te ajudar sempre que houver desconforto ou dor. Porém, procure o Doutor da Coluna se a sua dor do pescoço ou das costas irradiar para o seu braço ou perna, ou ainda se a dor é acompanhada de dormência, formigamento ou fraqueza.

Causas

Hérnia de disco é, geralmente, o resultado de um desgaste gradual relacionada ao envelhecimento e desgaste chamado degeneração do disco. Conforme você envelhece, seus discos espinhais perdem parte de seu conteúdo de água. Isso os torna menos flexíveis e mais propensos a uma ruptura, mesmo com uma pequena tensão ou torção.

A maioria das pessoas não consegue identificar a causa exata de sua hérnia de disco. Uma causa comum é o uso dos músculos das costas ao invés dos músculos da perna para levantar objetos grandes e pesados. Da mesma forma, uma hérnia pode acontecer ao realizar movimentos de torção na coluna enquanto objetos pesados são carregados.

Os fatores de risco

Fatores que aumentam o risco de uma hérnia de disco podem incluir:

O que você pode fazer antes da consulta

Antes da sua consulta, você pode pensar ou até mesmo escrever as respostas para as seguintes questões:

Testes e diagnóstico

Durante o exame físico, o Doutor da Coluna pedirá uma séria de movimentos para determinar a causa de sua dor. Além disso, um exame neurológico pode ser necessário para verificar reflexos, força muscular, marcha, capacidade de sentir leves toques ou vibrações.

Na maioria dos casos de hérnia de disco, um exame físico e um histórico da dor são suficientes para o diagnóstico. Outros testes que podem ser requeridos são:

Tratamentos

O tratamento conservador – sem cirurgia – alivia os sintomas em 9 de cada 10 pessoas com hérnia de disco.

Exercícios específicos e Terapia Manual é a melhor combinação para um tratamento eficiente. Tratamentos compostos unicamente por aparelhos ou máquinas tendem a não surtir efeito ou, no máximo, um efeito de curta duração.

Entre os métodos de tratamento que possuem eficiência comprovada e realizados no Doutor da Coluna encontram-se:

Um número muito pequeno de pessoas com hérnia de disco, eventualmente, precisar de cirurgia. Cirurgia pode ser sugerida se os tratamentos conservadores não conseguem melhorar os seus sintomas após seis semanas, especialmente se você continuar a experiência:

Por isso é muito importante um tratamento conservador eficiente. Um tratamento malfeito, baseado em técnicas e equipamentos sem comprovação podem levar a cirurgias desnecessárias.

Em muitos casos, os cirurgiões podem remover apenas a parte saliente do disco. Raramente, no entanto, todo o disco tem de ser removido. Nestes casos, as vértebras são fixadas utilizando-se hastes de metal para proporcionar a estabilidade da coluna.

Raramente, o cirurgião pode sugerir a implante de um disco artificial.

Estilo de vida e remédios caseiros

Em vez disso, descansar em uma posição confortável durante 30 minutos, e depois ir para uma pequena caminhada ou fazer algum trabalho. Tente evitar atividades que pioram sua dor durante o processo de recuperação.

Enfrentando a situação e suporte emocional

A dor afeta mais do que apenas o seu bem-estar físico. Se você tem que lidar com hérnias de disco recorrentes ou outros problemas nas costas, a sua saúde psicológica e emocional também ficam vulneráveis. Essas dicas podem ajudar a lidar com a dor relacionada a uma hérnia de disco:

Prevenção

Para ajudar a evitar uma hérnia de disco:

Caso você tenha alguns destes sintomas, nós do Doutor da Coluna estamos prontos para te ajudar. Marque sua consulta!

Rate this post
Sair da versão mobile