Tontura e dor na coluna aflige inúmeras pessoas. Às vezes impossibilita de levar uma vida normal, sempre limitada. Por sorte, a medicina avança e já existem tratamentos que reduzem esse mal.
A tontura e dor na coluna tem origem na cervical ou pescoço. São ocasionadas por: artrite no pescoço ou artrose cervical.
Essa vertigem acompanhada pela dor, varia de pessoa para pessoa, e o diagnóstico preciso deve ser dado por um médico, evite se automedicar.
Para entender um pouco mais sobre a tontura e dor na coluna, é interessante conhecer um pouco mais sobre suas causas.
Artrose no pescoço relaciona a tontura e dor na coluna
Trata-se de um desgaste dos discos intervertebrais, que provoca a degeneração das articulações entre as vertebras e o pescoço, ocasionando em tontura e dor na coluna.
As dores terão como principais sintomas:
– Dor no pescoço
– Rigidez muscular
– Dormência
– Perda de equilíbrio
Normalmente pessoas afetadas pela artrose, têm forte dores atrás da cabeças e escutam um zumbido.
Quando procurar um médico?
O recomendado é que pessoas que sintam dores frequentes na cabeça, ou nas costas, procure um especialista. No caso de sentirem tontura e dor na coluna, é indicado principalmente para aqueles que:
– Tenham dores gradativas de cabeça, sempre piore;
– Apresentaram os sintomas após alguma lesão provocada por acidente
– As dores levem a náuseas e vômitos
– Tenham distúrbios visuais, como descida da pálpebra, visão turva e outros
– Tenha dores associadas a dor de garganta ou infecções respiratórias
– Dificuldade para falar ou engolir
– No caso de ser diagnosticado com problemas que levem a convulsões, perda de consciência ou transtornos mentais.
As pessoas que se encaixam nesse grupo, ao ir numa consulta o médico fará alguns testes para verificar se existe algum problema na cervical. Ele observará o quanto o paciente consegue movimentar o pescoço. Se o diagnóstico não for preciso, será prescrito exames como ultrassonografia, ressonância magnética ou radiografia.
Tratamentos Indicados para tontura e dor na coluna
Quem sofre com tontura e dor na coluna terá muitas opções de tratamento. Todas com muita eficácia. O especialista indicará o melhor após os exames realizados.
Os tratamentos consistem basicamente em:
1 – Medicamentos alopatas – geralmente são prescritos anti-inflamatórios.
2 – Fisioterapia – afim de corrigir posturas e trazer mais flexibilidade a região do pescoço. Pode ser por massagem terapêutica, correção de postura ou o método McKenzie.
3 – Quiropraxia e Osteopatia – a primeira ajuda o cérebro a receber os sinais corretos do pescoço. Já a segunda, trabalha nas causas da dor.
4 – Medicamentes naturais – usados tanto para beber quanto para massagens. Eles são uma opção para pessoas que evitam os remédios sintéticos. Muitas pessoas usam óleos essenciais para reduzir a tontura e dor na coluna.
5 – Exercícios físicos – é importante antes passar por uma avaliação médica. Mas, muitos exercícios, como treinos funcionais, por exemplo, ajudam a trabalhar equilíbrio e postura.
A ideia aqui é mostrar que a tontura e dor na coluna tem solução, não de criar um manual de cura. Todas as dicas aqui apresentadas só podem ser usadas após avaliação médica, lembre-se!