Todo mês é a mesma coisa. Chegam aqueles sintomas de cólica e dor na coluna e você já não sabe mais o que fazer para combater e muito menos sabe o porquê da existência deles.
Eu sou o Joe Rosário e quero neste artigo te apresentar as razões pelas quais esses sintomas aparecem em você e te ensinar um exercício simples que você pode fazer na sua casa para eliminar este incômodo imediatamente.
Antes de prosseguir, é necessário eliminar uma certa confusão que se cria a respeito do assunto. Certamente se você sente essas dores já pensou que elas são normais e que toda mulher deve passar por isso. Isso é uma grande confusão! As pessoas confundem “normal” com “comum”.
É comum as muitas mulheres terem cólicas, mas não é normal as mulheres terem cólicas. É comum as mulheres terem dores nas cores, mas não é normal!
É normal durante o período menstrual o seu útero tenha um aumento de volume. E para que você tenha este aumento de volume, é necessário ter toda uma estrutura muscular e óssea que permita essa adaptação. Você precisará de um bom espaço para acomodação do útero em todas as direções.
A sua estrutura abdominal deve permitir naturalmente a acomodação deste volume adicional durante o período de menstruação. Se o seu corpo apresenta um forte tensionamento nesta região abdominal (com muitos exercícios para abdominais de academia por exemplo), a capacidade do seu corpo de se adaptar a esse volume ficará prejudicada, fazendo com que a pressão interior daquela cavidade aumente.
Para se proteger desse aumento de pressão durante o período menstrual, o seu corpo vai criar uma lógica adaptativa de recrutamento dos músculos posteriores da coluna.
Vou explicar de uma forma ainda mais simples. Você já observou a postura que normalmente as gestantes adotam? Você já percebeu que a gestante naturalmente tende a projetar o seu ventre para frente e aumentar a curvatura na coluna lombar?
O que acontece nesse caso? Há toda uma tentativa no corpo da gestante para evitar que haja a compressão sobre o bebê. Da mesma forma, caso o seu corpo não tenha a possibilidade de expandir naturalmente na região abdominal, terá que recrutar esta musculatura lá trás, na coluna. É ai que acontece a compressão ao nível dos músculos da coluna lombar, na região mais baixa da coluna provocando a Cólica e Dor na Coluna que você sente.
Agora que você já sabe o que acontece dentro do seu corpo, precisa saber o que pode fazer para evitar Cólica e Dor na Coluna durante o período menstrual!
Vou te mostrar agora 6 atividades para evitar Cólica e Dor na Coluna ao mesmo tempo.
6 atividades para evitar Cólica e Dor na coluna
1- Faça uma Caminhada
Andar um pouco não somente alonga os músculos por meio do movimento,contribuindo para relaxá-los, porém pode também amenizar a cólica. A caminhada precisa ser de baixo impacto para que os músculos não fiquem ainda mais enrijecidos.
Ande somente se conseguir e não exagere. A mulher pode sentir-se mais disposta depois de realizar um pouco de alongamento.
Uma leve caminhada é a melhor forma de exercício para alongar os músculos por meio da movimentação sem sobrecarregá-los. Balance os braços aos poucos e dê passadas largas para conquistar as melhores vantagens do alongamento.
2- Faça um Pouco de Yoga
Sem exageros, o Yoga pode auxiliar a alongar os músculos das costas e a descansar o corpo. Fazer a Postura do Cachorro olhando para baixo e respirar profundamente por dez vezes já auxiliará muito no abrandamento das cólicas.
Não faça posturas que sobrecarreguem o corpo. A idéia é alongar e descansar os músculos. A Yoga restaurativa e Yin Yoga são tipos voltados ao alongamento, descanso e recuperação muscular e do corpo.
Isso pode te ajudar a evitar Cólica e Dor na Coluna.
3- Faça um Pouco de Alongamento
Alongue as costas. Ao sentir dores nas costas, alongue os músculos da parte inferior do local. Há algumas diferentes formas de fazer o alongamento para amenizar a cólica e as dores.
Deite-se no chão e dobre os joelhos até o tórax, alongando os músculos inferiores das costas.
Se não puder deitar, um alongamento similar para combater as dores na parte inferior das costas é o de dobrar-se para frente e experimentar substituir os dedos do pé com as pontas dos dedos da mão.
Não faça força em sentido oposto a a tensão de músculos rígidos. Em vez disso, continue alongando e aumente a intensidade somente à medida que a dor e a rigidez melhorarem.
Agora é com você
Depois dessas informações está em suas mãos tomar atitudes para melhorar o quadro de Cólica e Dor na Coluna todos os meses.
Caso as dores persistam, procure um profissional de saúde!
Espero ter te ajudado.
Um forte abraço e até mais!