A dor lombar é uma razão comum para a ausência do trabalho e visitas ao médico. Embora a dor nas costas possa ser dolorosa e desconfortável, geralmente não é grave.
Embora a dor nas costas possa afetar pessoas de qualquer idade, é significativamente mais comum entre os adultos com idade entre 35 e 55 anos. Os especialistas dizem que a dor lombar está associada à forma como nossos ossos, músculos e ligamentos em nossas costas trabalham e se conectam.
A dor na parte inferior das costas pode estar ligada à coluna lombar óssea, discos entre as vértebras, ligamentos ao redor da coluna vertebral e discos, medula espinhal e nervos, músculos das costas, abdômen e órgãos internos pélvicos e a pele ao redor da região lombar. A dor na parte superior das costas pode ser devida a distúrbios da aorta, tumores no tórax e inflamação da coluna vertebral .
Dor lombar pode ser desencadeada por diferentes causas. Diagnostica-la de forma assertiva, indicará o tratamento mais eficaz para livra-se de grande mal.
É quase improvável conhecer alguém que nunca tenha reclamado de dor lombar. Números apontam que mais de 90% da população mundial já sentiu uma lombalgia.
Essa dor pode ser aguda, e quando não tratada torna-se crônica. A dor lombar aguda dura em torno de 6 semanas. Já a crônica se estende durante toda a vida do paciente.
Vamos conhecer as principais causas de lombalgia, os melhores tratamentos e a algumas dicas de como se prevenir das dores nas costas.
Dor lombar – Principais causas
A dor lombar atinge a área do corpo que vai das nádegas até a última costela. Seu principal sintoma é uma dor forte localizada; em alguns casos provoca dores nos membros e causa uma fadiga muscular.
As causas mais comuns da dor na lombar são os seguintes fatores:
– Postura incorreta – uma das causas mais comuns; ficar em pé ou sentado de forma errada provoca danos a região da coluna, e, por conseguinte da lombar.
– Inflamações ou infecções – é comum o nervo ciático ser acometido por inflamações, e ocasionam dores tremendas, que se alastra pela perna.
– Hérnias de disco – o desgaste dos elos nas vertebras também é muito comum.
– Artrose – a degeneração nas articulações provoca muitas dores.
– Sedentarismo – a falta de exercícios é outro motivo comum para dores na região lombar
– Obesidade – outra causa responsável por dores na coluna.
– Envelhecimento – aos poucos a estrutura óssea e o sistema muscular vai perdendo força, a medida que a idade avança, e as dores são quase certas.
– Problemas emocionais – pouca gente sabe, mas pessoas com depressão ou ansiedade, sofre constantemente com dor na região lombar.
Tratamentos eficazes para dor lombar
Existem muitos tratamentos para combater a dor lombar. A fisioterapia avança a passos largos nesse campo, oferecendo mais qualidade de vida as pessoas que são afetadas por esse problema.
Muitas técnicas ajudam a minimizar a lombalgia, podemos destacar:
– RPG
– Osteopatia
– Quiropraxia
Além desses métodos aclamados pela fisioterapia, ainda existem exercícios bastante recomendado por especialista, tais como:
– Pilates
– Gyrotonic
São atividades físicas que trabalham a reeducação da postura, fortalecimento muscular e respiração. Pacientes que praticam os exercícios citados, conseguem reduzir muito as incomodas lombalgias.
Sinais e sintomas
Um sintoma é algo que o paciente sente e relata, enquanto um sinal é algo que outras pessoas, como o médico detecta. Por exemplo, a dor pode ser um sintoma, enquanto uma erupção cutânea pode ser um sinal.
O principal sintoma de dor lobar é, como o nome sugere, uma dor ou dor em qualquer lugar nas costas e, às vezes, até os nádegas e as pernas. Alguns problemas nas costas podem causar dor em outras partes do corpo, dependendo dos nervos afetados.
Na maioria dos casos, os sinais e sintomas desaparecem sozinhos dentro de um curto período.
Se algum dos seguintes sinais ou sintomas acompanhar a dor nas costas, as pessoas devem consultar o médico:
- Perda de peso
- Temperatura corporal elevada (febre)
- Inflamação (inchaço) nas costas
- Dores nas costas persistentes – deitar ou descansar não ajuda
- Dor nas pernas
- A dor atinge abaixo dos joelhos
- Uma lesão recente, golpe ou trauma em suas costas
- Incontinência urinária – você urina involuntariamente (mesmo pequenas quantidades)
- Dificuldade em urinar – passar urina é difícil
- Incontinência fecal – você perde seu controle intestinal (você caca involuntariamente)
- Entestinho em torno dos genitais
- Engordação em torno do ânus
- Engolência em torno das nádegas
De acordo com o British National Health Service (NHS), os seguintes grupos de pessoas devem procurar um conselho médico se tiverem dor nas costas:
- Pessoas com menos de 20 anos e mais de 55 anos
- Pacientes que levaram esteroides por alguns meses
- Toxicodependentes
- Pacientes com câncer
- Pacientes que sofreram câncer
- Pacientes com sistema imunológico deprimido
Dicas para prevenir a Dor lombar
Algumas atitudes simples podem ajudar a não ter lombalgias, são elas:
– Fique atento a forma como sentar ou se mantém parado em pé. Caso perceba que está torto, corrija sua postura.
– Procure realizar alguma atividade física. É interessante procurar exercícios que tenham boa série de alongamentos, será muito bom para reduzir a incidência de dor nas costas.
– Tenha hábitos saudáveis. Evite fumar ou ingerir de álcool.
– Uma alimentação equilibrada te ajudará demais a evitar doenças nas articulações.
Essas práticas te ajudarão a não sentir dor lombar, cuide de sua saúde.
Busque a ajuda de um especialista em coluna para resolver da melhor forma possível a sua dor lombar.