É normal as pessoas quererem saber como diferenciar dor na coluna e nos rins. Isso é bem significativo, pois problemas renais se confundem com dores nas costas. Nesse artigo, vamos explicar como diferenciar dor na coluna e nos rins.
Dores nas costas perturbam a rotina de milhões de pessoas no mundo. Elas esgotam e limitam movimentos, impedindo que o individuo realize tarefas simples, ou atividades físicas. Por isso, muitas pessoas apelam aos remédios sem prescrição e tratamentos milagrosos. O que é um tremendo perigo a saúde.
Aprender a como diferenciar a dor na coluna e nos rins é o primeiro passo, para pessoas que são acometidas por fortes dores lombares, para recuperar sua qualidade de vida. Vamos conhece-las separadas, e depois traçar suas diferenças.
O que é a dor na coluna?
Aquela dor que se alastra das costas até os membros, base do pescoço, ombros e músculos é a famigerada dor na coluna. Ela é esporádica, ou seja, a dor nas costas é passageira. Normalmente incomoda no fim do dia, ou quando o afetado tentar fazer algum movimento forçado.
Algumas patologias apontam como diferenciar dor na coluna e nos rins. Doenças que atingem a coluna são:
– Hérnia de disco
– Inflamação no nervo ciático
– Estenose espinhal
– Abatimento de disco vertebral
– Fratura no pedículo
– Lesões nos músculos, ou na espinha, entre outros.
Essas doenças são as mais comuns, porém, as áreas da ortopedia e fisioterapia listam vários exemplos de males que provocam fortes dores na coluna. Entender como diferenciar dor na coluna e nos rins, também é importante para definir que especialidade médica buscar ajuda.
O que é dor no rim?
A dor no rim é associada a outros fatores fora as dores na região lombar. Vômitos, náuseas, dificuldade ao urinar e febre são os outros sintomas que explicam como diferenciar dor na coluna e nos rins.
Ela é constante, não passa durante o dia. Só tem certo alívio quando o indivíduo toma alguma medicação analgésica. A dor nos rins é proveniente de:
– Cálculos renais
– Infecção renal
Ambos ocasionados por excesso ou falta da ingestão de líquidos, e outros alimentos necessários para manter a função renal.
É importante ser diagnosticada de maneira ágil, pois a demora no tratamento acarretará em problemas mais sérios, e comprometer por completo o funcionamento dos rins. E muitas pessoas só recuperam certa qualidade de vida, realizando transplantes. Daí surge a relevância de se aprender como diferenciar a dor na coluna e nos rins.
Principais diferenças entre dor na coluna e nos rins
Para tornar mais didática a tarefa de como diferenciar dor na coluna e nos rins, listamos sintomas e corresponderemos entre as duas:
1 – Dor nas costas – ambas
2 – Febre – rins
3 – Dor nas pernas e coxas – coluna
4 – Inflamações nervos espinhais – coluna
5 – Vômitos e náuseas – rins
6 – Dor no pescoço – coluna
Vale a pena salientar essas diferenças, pois serão elas decisivas no tratamento e cura. Outro ponto para se chamar atenção é a automedicação. Totalmente condenável. Ao sentir dores prolongadas nessa região do corpo, o correto é procurar ajuda médica. Somente um profissional é apto para passar analgésicos e anti-inflamatórios.
Sabendo como diferenciar dor na coluna e nos rins, ajudará a salvar vidas, inclusive a sua.